Certificação Digital garante processos mais seguros e eficientes na saúde

Certisign • 8 de junho de 2021

A digitalização dos processos na área da saúde vem sendo discutida há alguns anos, mas ganhou força e notoriedade nos últimos meses por conta da pandemia e a possibilidade da prescrição digital para o atendimento à distância, respaldado pela lei que autoriza a telemedicina. O cenário atual traz à tona a discussão: como prestar atendimento de forma eficiente, garantindo a segurança de todos os envolvidos: instituição, médicos e pacientes?


A Certificação Digital pode ser a resposta. A tecnologia viabiliza que toda a tramitação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) seja realizada, do início ao fim, de forma eletrônica, sem vai e vem de folhas de papel, impressão e, portanto, contato físico com os documentos, minimizando a possibilidade de contaminação.
“A eficiência operacional também é um ganho indiscutível. Com a tramitação digital, os profissionais de diferentes áreas envolvidos no atendimento são munidos por informações on-line. Não é preciso, por exemplo, que enfermeiros circulem entre as alas do hospital levando a pastinha com a documentação do paciente. Tudo fica informatizado. As autorizações e assinaturas são feitas com o Certificado Digital garantindo a autenticidade e a rastreabilidade do ato”, explica Leonardo Gonçalves, Diretor de Comercial da Certisign, empresa especialista em soluções digitais.


Segundo o executivo, o PEP com Certificação Digital também é mais seguro e menos custoso. “Com o Certificado Digital elimina-se a duplicidade das informações. Sabe
mos que muitos hospitais já usam PEP, mas ainda imprimem os documentos, gerando duas informações: a do sistema e a impressa. Com o processo totalmente eletrônico, não há uso de papel, os dados são armazenados em um local único, tornando o atendimento mais assertivo, eficiente e, claro, menos custoso”.


Nuvem

Os sistemas de PEP, como o Tasy, podem ser integrados com a Certificação Digital na nuvem, que promove mais mobilidade ao médico, o   qual poderá realizar a assinatura ou autorizar procedimentos à distância – a exemplo: em outras unidades do grupo hospitalar. 

Gonçalves ainda lembra que a Certificação também pode ser inserida em sistemas de telemedicina nos hospitais que desejarem implementar o primeiro pronto atendimento à distância. “A integração é simples e viabiliza que as prescrições médicas, pedidos de exames, atestados, entre outros, possam ser assinados on-line pelo médico. Depois do atendimento, o paciente recebe a receita por e-mail e pode fazer a compra em qualquer farmácia”. 


Abaixo segue o link de um vídeo do diretor de E-VAL, Luis Gustavo Kiatake, que participou do Fórum Saúde Digital 2012. Ele esclareceu dúvidas sobre o uso da certificação digital e falou da adoção dessa tecnologia na área de saúde no Brasil.

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Você sabia que, agora, além de renovar, você também pode comprar seu Certificado Digital sem sair de casa? Para aqueles que já tiveram o Certificado ICP-Brasil antes (e têm a biometria cadastrada) e queiram adquirir o mesmo produto que o anterior, todo o processo pode ser feito sem a necessidade da apresentação presencial do solicitante. Esta significativa mudança vai ajudar empreendedores e empresários a manter seus negócios e rotina em ordem, principalmente, por conta do isolamento e distanciamento social devido à pandemia do novo corona vírus. Certificado Digital sem sair de casa Talvez você não saiba, mas uma das etapas indispensáveis para a emissão do Certificado Digital ICP-Brasil é a confirmação da identidade de quem está solicitando. Neste contexto, o uso da videoconferência é justamente para isso. Quem pode adquirir? Estão elegíveis para a compra com atendimento por videoconferência aqueles que já tenham tido Certificado Digital antes (e que tenham feito o cadastro biométrico). Ah, além disso, a modalidade é permitida para quem não teve nenhuma alteração cadastral. Por exemplo: caso o Certificado Digital a ser adquirido seja um e-CNPJ o representante legal da empresa mudou, o atendimento deverá ser feito de forma presencial. Como é feita a videoconferência? A videoconferência é um atendimento virtual, no qual será confirmada a identidade do solicitante. O processo é assim: você agenda o atendimento, envia previamente os documentos exigidos e, no dia e hora marcados, acessa o link para iniciar a videoconferência. O que é preciso para realizar a videoconferência? Para realizar a videoconferência é necessário: • Ter um dispositivo (computador, celular ou tablet) com câmera e conexão à internet. • Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio. Não quer fazer a videoconferência? Sem problemas! Mesmo que você seja elegível para o atendimento por videoconferência, pode optar pelo atendimento presencial . Nunca tive um Certificado Digital. Posso comprar on-line? Infelizmente não. Como você ainda não tem a biometria cadastrada, terá que comparecer a um dos locais de atendimentos (há unidades por todo o Brasil e até no exterior) ou contratar o serviço de validação externa (sujeito a cobranças adicionais), no qual um Agente de Registro vai até onde estiver para fazer o procedimento. Certificado Digital de concorrentes Mesmo que seu Certificado Digital seja de outra Autoridade Certificadora você pode, sim, ser atendido pela Certisign por videoconferência, desde que: O novo Certificado seja igual ao anterior; os dados cadastrais não tenham sido alterados; você tenha a biometria cadastrada, mesmo que o procedimento tenha sido feito em outra Autoridade Certificadora.
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