Como a assinatura digital pode ajudar no trabalho à distância?

CertiSign • 17 de junho de 2020

Como a assinatura digital pode ajudar no trabalho à distância? 

Com o avanço da pandemia do Coronavírus no Brasil, as empresas estão adotando o trabalho à distância para manter suas operações e, claro, garantir a segurança dos seus colaboradores e da sociedade, uma vez que o vírus é altamente contagioso.

Neste contexto, algumas tecnologias, já disponíveis há muitos anos no mercado e no dia a dia das empresas, podem ajudar para que os negócios não parem, como o Certificado Digital. Muito utilizado para as entregas fiscais e comunicação com o governo, ele também funciona como assinatura de próprio punho, com as vantagens de eliminar o papel e, o mais importante nos dias de hoje, o deslocamento.

“A cada uso do Certificado é gerada uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita. Ou seja: ele pode ser usado para assinar qualquer tipo de documento, como contratos, procurações, entre outros. Com poucos cliques o documento é formalizado e enviado a outra parte interessada, sem a necessidade de impressão ou deslocamentos”, explica Roni Franco, Diretor Administrativo da Certisign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil. 

Como assinar documentos usando o Certificado Digital?

Segundo o executivo, não é preciso nenhuma mudança na infraestrutura tecnológica da empresa para a adoção da tecnologia. “Basta acessar um portal de assinaturas, submeter o documento e pronto! Se desejar é possível indicar outros signatários também, além de outros detalhes. Esta é uma forma eficaz e rápida para que aprovações e contratações não fiquem pendentes pela falta da presença física do tomador de decisão. Estamos em um momento em que a agilidade nos processos é primordial, assim como o distanciamento social, e o Certificado Digital atende isso”. 

Quer saber mais? Nos contate via e-mail: transmares@transmaresseguros.com.br ou via ligação: (82) 3327-6969. 
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Você sabia que, agora, além de renovar, você também pode comprar seu Certificado Digital sem sair de casa? Para aqueles que já tiveram o Certificado ICP-Brasil antes (e têm a biometria cadastrada) e queiram adquirir o mesmo produto que o anterior, todo o processo pode ser feito sem a necessidade da apresentação presencial do solicitante. Esta significativa mudança vai ajudar empreendedores e empresários a manter seus negócios e rotina em ordem, principalmente, por conta do isolamento e distanciamento social devido à pandemia do novo corona vírus. Certificado Digital sem sair de casa Talvez você não saiba, mas uma das etapas indispensáveis para a emissão do Certificado Digital ICP-Brasil é a confirmação da identidade de quem está solicitando. Neste contexto, o uso da videoconferência é justamente para isso. Quem pode adquirir? Estão elegíveis para a compra com atendimento por videoconferência aqueles que já tenham tido Certificado Digital antes (e que tenham feito o cadastro biométrico). Ah, além disso, a modalidade é permitida para quem não teve nenhuma alteração cadastral. Por exemplo: caso o Certificado Digital a ser adquirido seja um e-CNPJ o representante legal da empresa mudou, o atendimento deverá ser feito de forma presencial. Como é feita a videoconferência? A videoconferência é um atendimento virtual, no qual será confirmada a identidade do solicitante. O processo é assim: você agenda o atendimento, envia previamente os documentos exigidos e, no dia e hora marcados, acessa o link para iniciar a videoconferência. O que é preciso para realizar a videoconferência? Para realizar a videoconferência é necessário: • Ter um dispositivo (computador, celular ou tablet) com câmera e conexão à internet. • Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio. Não quer fazer a videoconferência? Sem problemas! Mesmo que você seja elegível para o atendimento por videoconferência, pode optar pelo atendimento presencial . Nunca tive um Certificado Digital. Posso comprar on-line? Infelizmente não. Como você ainda não tem a biometria cadastrada, terá que comparecer a um dos locais de atendimentos (há unidades por todo o Brasil e até no exterior) ou contratar o serviço de validação externa (sujeito a cobranças adicionais), no qual um Agente de Registro vai até onde estiver para fazer o procedimento. Certificado Digital de concorrentes Mesmo que seu Certificado Digital seja de outra Autoridade Certificadora você pode, sim, ser atendido pela Certisign por videoconferência, desde que: O novo Certificado seja igual ao anterior; os dados cadastrais não tenham sido alterados; você tenha a biometria cadastrada, mesmo que o procedimento tenha sido feito em outra Autoridade Certificadora.
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