Como validar contratos online utilizando o Certificado Digital?

Redação Certisign • 14 de setembro de 2020
A cada dia que passa a internet se torna uma ferramenta cada vez mais fundamental em nossas vidas, principalmente quando implementada na área profissional. Uma imensa gama de profissionais se adaptaram e hoje oferecem seus serviços na web. Inclusive assinar contratos online e com validade jurídica.

Contratos online utilizando o Certificado Digital


Assinatura escaneada em contrato

Um contrato sem assinatura não tem valor legal, tanto da parte contratada quanto da contratante pois, seja no ambiente real ou digital, um contrato é obrigatório para a formalização de qualquer serviço. Nos primeiros anos da internet, quando as transações digitais ainda estavam engatinhando, criar um contrato para um serviço online era um processo confuso e pouco seguro. Em diversos casos, as pessoas imprimiam suas vias, assinavam o papel e o escaneavam.

Essa assinatura tem veracidade?

NÃO. Muita gente nem entendia que a pratica de escanear o documento não assegurava validade jurídica alguma, gerando diversos mal-entendidos e processos.



Certificado Digital

Felizmente, não demorou muito para que fosse criada a Certificação Digital. Uma alternativa 100% online que dispensava os métodos analógicos, demorados e nem um pouco sustentáveis. E o mais importante: a veracidade da assinatura pode ser confirmada com o Certificado Digital, diferente da forma escaneada. Seguro, né?


Se você tem uma empresa que atua online ou costuma assinar contratos e documentos frequentemente, não deixe de conhecer esses e outros tantos benefícios que um certificado digital pode lhe trazer!

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Você sabia que, agora, além de renovar, você também pode comprar seu Certificado Digital sem sair de casa? Para aqueles que já tiveram o Certificado ICP-Brasil antes (e têm a biometria cadastrada) e queiram adquirir o mesmo produto que o anterior, todo o processo pode ser feito sem a necessidade da apresentação presencial do solicitante. Esta significativa mudança vai ajudar empreendedores e empresários a manter seus negócios e rotina em ordem, principalmente, por conta do isolamento e distanciamento social devido à pandemia do novo corona vírus. Certificado Digital sem sair de casa Talvez você não saiba, mas uma das etapas indispensáveis para a emissão do Certificado Digital ICP-Brasil é a confirmação da identidade de quem está solicitando. Neste contexto, o uso da videoconferência é justamente para isso. Quem pode adquirir? Estão elegíveis para a compra com atendimento por videoconferência aqueles que já tenham tido Certificado Digital antes (e que tenham feito o cadastro biométrico). Ah, além disso, a modalidade é permitida para quem não teve nenhuma alteração cadastral. Por exemplo: caso o Certificado Digital a ser adquirido seja um e-CNPJ o representante legal da empresa mudou, o atendimento deverá ser feito de forma presencial. Como é feita a videoconferência? A videoconferência é um atendimento virtual, no qual será confirmada a identidade do solicitante. O processo é assim: você agenda o atendimento, envia previamente os documentos exigidos e, no dia e hora marcados, acessa o link para iniciar a videoconferência. O que é preciso para realizar a videoconferência? Para realizar a videoconferência é necessário: • Ter um dispositivo (computador, celular ou tablet) com câmera e conexão à internet. • Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio. Não quer fazer a videoconferência? Sem problemas! Mesmo que você seja elegível para o atendimento por videoconferência, pode optar pelo atendimento presencial . Nunca tive um Certificado Digital. Posso comprar on-line? Infelizmente não. Como você ainda não tem a biometria cadastrada, terá que comparecer a um dos locais de atendimentos (há unidades por todo o Brasil e até no exterior) ou contratar o serviço de validação externa (sujeito a cobranças adicionais), no qual um Agente de Registro vai até onde estiver para fazer o procedimento. Certificado Digital de concorrentes Mesmo que seu Certificado Digital seja de outra Autoridade Certificadora você pode, sim, ser atendido pela Certisign por videoconferência, desde que: O novo Certificado seja igual ao anterior; os dados cadastrais não tenham sido alterados; você tenha a biometria cadastrada, mesmo que o procedimento tenha sido feito em outra Autoridade Certificadora.
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