Tendências para o mercado de Seguros em 2021

TRANSMARES CORRETORA • 20 de janeiro de 2021

O mercado de seguros diante a pandemia 


 
Um dos setores atingidos pela pandemia da Covid-19 foi o de seguros, e não podemos deixar de citar seus impactos. Em razão das drásticas mudanças, as corretoras de seguro tiveram que se adaptar à nova rotina, 100% online, única forma de manter e atualizar sua carteira de clientes.  

A ocorrência da pandemia acelerou algumas mudanças que o setor de seguros já vinha sinalizando. Fatores como o isolamento social e a redução nos recursos financeiros das famílias fizeram surgir novos produtos. Porém, a consolidação do serviço online é uma das mais fortes tendências de mercado em 2021

Sendo assim, os profissionais da área devem investir seu tempo visando melhorar suas habilidades em atrair clientes no meio virtual. 

 


O que podemos esperar do mercado de seguros em 2021?


 


Tentar prever o status do setor não é uma tarefa simples.  


A Era Digital já estava fortemente atrelada a nossa vida antes, agora e principalmente, no momento pós-pandemia. Portanto, a previsão é que, os corretores devem, principalmente no momento presente, agregar seus serviços com as redes sociais e outros meios online. 


Um adendo importante a ser feito é que, não somente os profissionais, mas sim toda a empresa de modo geral, precisa estar atento aos ajustes no quesito atendimento, comunicação e consolidação de clientes que tiveram que ser alinhados devido ao vírus. 


Podemos esperar uma inovação por parte das seguradoras acerca do mercado de seguros em 2021. 


De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), espera-se que no primeiro semestre de 2021, os números de clientes voltem a subir em relação à queda que houve em 2020. 



Preparamos a seguir alguns pontos importantes em relação às tendências para 2021 e o que se esperar do segmento. 


Insurtechs  

 

Insurtech é uma expressão com a qual todo profissional de seguros deverá estar familiarizado. Trata-se de um novo conceito empresarial resultante da mescla de insurance (seguro) com technology (tecnologia). 

As insurtechs são empresas cujo modelo de negócio busca inovação, com as seguradoras atuando em ambiente digital e provendo maior proximidade com o cliente, enquanto oferece maior agilidade nos processos. Nesse sentido, novos produtos estão surgindo no mercado de seguros para atender às novas necessidades que emergem a cada momento. 


 

Telemedicina 

 

Na tendência de serviços online, a telemedicina desponta com mais força ainda em razão do isolamento promovido pela pandemia. Nesse contexto, o atendimento feito à distância com o médico no consultório e o paciente em sua residência permite a realização de consultas e também diagnósticos. 

Ao mesmo tempo, algumas seguradoras passaram a oferecer os serviços de telemedicina incluídos no seguro de vida. Assim, essa também é uma tendência que já vem se consolidando. 


 

Possibilidade de contratação online 

 

É possível realizar a contratação de um seguro de vida, por exemplo, de modo customizável e totalmente online. Trata-se de operação simples que envolve desde a cotação até a assinatura digital da proposta. 

Seguro auto, de vida ou Residencial podem ser contratados online. As operações podem ser realizadas a partir do próprio celular do interessado. Questionários simplificados, escolha de coberturas e assinatura: tudo ocorre no ambiente digital entre o interessado e a corretora de seguros. 

Trata-se de uma facilidade para o momento de isolamento social, mas que já se mostra efetiva e com previsão de continuidade. Assim, mais um motivo para a atualização permanente e conhecimento do manejo de dados e uso da tecnologia pelo corretor. 

Já saem na frente com diferencial no mercado as empresas que dispõem de software de gestão de corretora de seguros. O uso de plataformas digitais será cada vez mais intenso e selecionará os casos de sucesso. 

 


E Como se preparar para as novas tendências? 


Para se preparar para as tendências que o mercado vem apontando, é preciso estar sempre atualizado. Assim, conhecer e se planejar para o que a tecnologia oferece é indispensável, uma vez que a presença virtual com operações online é praticamente definitiva. 

Por sua vez, a utilização de plataforma de Gestão de Corretora de Seguros fará a grande diferença na agilidade e na presteza necessárias para o atendimento a uma demanda cada vez mais exigente. Corretores capacitados e tecnologia instalada são o destaque para o sucesso no segmento de seguros. 


Como se viu, as tendências de mercado em 2021 para o setor de seguros se concentram no atendimento online e na operacionalização de todas as fases do seguro em ambiente virtual. Se manter conectado é a base do negócio!

Por Certisign 29 de outubro de 2021
Você sabia que, agora, além de renovar, você também pode comprar seu Certificado Digital sem sair de casa? Para aqueles que já tiveram o Certificado ICP-Brasil antes (e têm a biometria cadastrada) e queiram adquirir o mesmo produto que o anterior, todo o processo pode ser feito sem a necessidade da apresentação presencial do solicitante. Esta significativa mudança vai ajudar empreendedores e empresários a manter seus negócios e rotina em ordem, principalmente, por conta do isolamento e distanciamento social devido à pandemia do novo corona vírus. Certificado Digital sem sair de casa Talvez você não saiba, mas uma das etapas indispensáveis para a emissão do Certificado Digital ICP-Brasil é a confirmação da identidade de quem está solicitando. Neste contexto, o uso da videoconferência é justamente para isso. Quem pode adquirir? Estão elegíveis para a compra com atendimento por videoconferência aqueles que já tenham tido Certificado Digital antes (e que tenham feito o cadastro biométrico). Ah, além disso, a modalidade é permitida para quem não teve nenhuma alteração cadastral. Por exemplo: caso o Certificado Digital a ser adquirido seja um e-CNPJ o representante legal da empresa mudou, o atendimento deverá ser feito de forma presencial. Como é feita a videoconferência? A videoconferência é um atendimento virtual, no qual será confirmada a identidade do solicitante. O processo é assim: você agenda o atendimento, envia previamente os documentos exigidos e, no dia e hora marcados, acessa o link para iniciar a videoconferência. O que é preciso para realizar a videoconferência? Para realizar a videoconferência é necessário: • Ter um dispositivo (computador, celular ou tablet) com câmera e conexão à internet. • Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio. Não quer fazer a videoconferência? Sem problemas! Mesmo que você seja elegível para o atendimento por videoconferência, pode optar pelo atendimento presencial . Nunca tive um Certificado Digital. Posso comprar on-line? Infelizmente não. Como você ainda não tem a biometria cadastrada, terá que comparecer a um dos locais de atendimentos (há unidades por todo o Brasil e até no exterior) ou contratar o serviço de validação externa (sujeito a cobranças adicionais), no qual um Agente de Registro vai até onde estiver para fazer o procedimento. Certificado Digital de concorrentes Mesmo que seu Certificado Digital seja de outra Autoridade Certificadora você pode, sim, ser atendido pela Certisign por videoconferência, desde que: O novo Certificado seja igual ao anterior; os dados cadastrais não tenham sido alterados; você tenha a biometria cadastrada, mesmo que o procedimento tenha sido feito em outra Autoridade Certificadora.
Por TRANSMARES CORRETORA 22 de outubro de 2021
A compra de um imóvel exige bastante planejamento por ser um investimento alto. Com a grande valorização desse mercado, alcançar o objetivo nem sempre é algo simples. Por isso, é importante saber fazer a escolha certa para investir. O consórcio é uma modalidade que permite que pessoas com o orçamento mais restrito a pessoas com uma renda maior conquistem sua casa própria. Ficou interessado e quer conhecer as razões pelas quais essa modalidade vale a pena? Continue acompanhando! Como funciona o Consórcio? Um consórcio de imóvel tem o mesmo funcionamento de outros tipos de consórcios: os participantes do grupo pagam parcelas periódicas e formam um fundo comum usado para comprar a casa própria. O valor do imóvel é dividido pela duração do grupo, definida previamente. Na prática, cada integrante paga uma parte dele. Todo mês – ou, em alguns casos, em outra periodicidade – administradora sorteia uma parcela do fundo para um ou mais participantes. O sorteado receberá uma carta de crédito no valor definido no começo do consórcio e poderá usá-lo para comprar o imóvel. Nessas ocasiões, os participantes também podem dar lances – ou seja, oferecer uma antecipação do pagamento. Via de regra, o lance maior leva a carta de crédito. Custos do consórcio imobiliário Ao contrário de outras formas de financiamento, no consórcio de imóvel não há o pagamento de juros à instituição financeira. O consorciado, porém, tem de arcar com outros custos, como taxa de administração , seguro e, em alguns casos, fundo de reserva . Todos esses custos juntos costumam representar mais de 20% do valor do imóvel. Por isso, antes de comprar um consórcio de imóvel, é importante questionar qual é o custo total da operação, incluindo todas essas despesas. Por outro lado, alguns custos comuns nos financiamentos imobiliários não existem no consórcio de imóvel. É o caso, por exemplo, do IOF (Imposto de Operações Financeiras). O consórcio é isento dessa taxação. Use seu FGTS no consórcio! Os recursos acumulados no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que costumam ser resgatados por quem vai financiar um imóvel, também podem ser usados no consórcio imobiliário. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac), existem quatro formas fazer isso: Ao fazer um lance Até 100% do saldo da conta do FGTS pode ser usado para ofertar um lance. Para complementar a carta de crédito Se a carta de crédito é de R$ 300 mil, por exemplo, mas a casa custa R$ 350 mil, o participante pode sacar R$ 50 mil do FGTS para fechar o valor total. Para amortizar ou liquidar o saldo devedor O FGTS pode ser usado para amortizar parte do saldo devedor ou liquidar toda a dívida, desde que o consorciado já tenha sido contemplado e adquirido o imóvel. Para pagar parte das prestações O FGTS, segundo a Abac, pode abater até 80% do valor total da parcela, mais as penalidades por atrasos. Para quem vale a pena o consórcio imobiliário? Ele é indicado para quem não tem pressa e pode esperar ser contemplado! Para financiar um imóvel, é preciso pagar um valor de entrada à instituição financeira. Quem não tem esse dinheiro, pode considerar o consórcio uma boa solução. Se você tem dinheiro para dar um lance competitivo, como 50% do valor do consórcio, por exemplo, tem grandes chances de obter a carta de crédito rapidamente. É algo para se analisar. Fui contemplado, e agora? Existem duas formas de contemplação no consórcio imobiliário. Uma é por meio do sorteio. Caso a pedra-chave seja sorteada, o integrante receberá um comunicado da administradora. Lembrando que é possível acompanhar o sorteio ao vivo, já que as assembleias são transmitidas pela internet. Outra forma é oferecer um lance, que significa adiantar o pagamento das parcelas. Se o lance ofertado for o de maior valor no mês, o participante será o contemplado. É importante verificar junto à empresa as regras para fazer as ofertas, pois elas podem variar conforme o grupo em andamento e a empresa.
Por Certisign 31 de agosto de 2021
Está pensando em empreender ? Saiba que abrir uma empresa está cada vez mais simples, principalmente na cidade de São Paulo, onde já está em operação o Balcão Único, programa do governo que unifica cinco processos em um formulário digital. Isso foi possível graças a uma integração de dados entre os órgãos de cada esfera de Governo. O sistema é disponibilizado pela Junta Comercial de cada estado, e neste artigo você vai aprender como abrir uma empresa pela internet . Abertura de empresa pela internet sem burocracia e filas Com o Balcão Único a abertura de empresa é realizada pela internet em único ambiente, onde ocorre: o recebimento das respostas necessárias da Prefeitura; registro da empresa; obtenção do número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e inscrições fiscais; desbloqueio do cadastro de contribuintes; recebimento das licenças, quando necessárias; e ainda o cadastro dos empregados que serão contratados. Para facilitar ainda mais a vida do empreendedor, no Balcão Único é possível cadastrar os funcionários no e-Social no momento da abertura da empresa.
Por TRANSMARES CORRETORA 10 de agosto de 2021
O financiamento de veículos é uma das formas mais práticas e ágeis que você tem para comprar um carro. Depois de escolher qual veículo deseja, você define um valor de entrada e divide o restante em parcelas iguais. Os financiamentos para compra de carros novos ou usados são realizados em diferentes bancos, privados e públicos, por meio do CDC (Crédito Direto ao Consumidor). Para que você tenha uma compreensão mais abrangente acerca do assunto, listamos abaixo, de maneira sucinta, os tipos de financiamentos que podem ser contratados.
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