Tendências para o mercado de Seguros em 2021

TRANSMARES CORRETORA • 20 de janeiro de 2021

O mercado de seguros diante a pandemia 


 
Um dos setores atingidos pela pandemia da Covid-19 foi o de seguros, e não podemos deixar de citar seus impactos. Em razão das drásticas mudanças, as corretoras de seguro tiveram que se adaptar à nova rotina, 100% online, única forma de manter e atualizar sua carteira de clientes.  

A ocorrência da pandemia acelerou algumas mudanças que o setor de seguros já vinha sinalizando. Fatores como o isolamento social e a redução nos recursos financeiros das famílias fizeram surgir novos produtos. Porém, a consolidação do serviço online é uma das mais fortes tendências de mercado em 2021

Sendo assim, os profissionais da área devem investir seu tempo visando melhorar suas habilidades em atrair clientes no meio virtual. 

 


O que podemos esperar do mercado de seguros em 2021?


 


Tentar prever o status do setor não é uma tarefa simples.  


A Era Digital já estava fortemente atrelada a nossa vida antes, agora e principalmente, no momento pós-pandemia. Portanto, a previsão é que, os corretores devem, principalmente no momento presente, agregar seus serviços com as redes sociais e outros meios online. 


Um adendo importante a ser feito é que, não somente os profissionais, mas sim toda a empresa de modo geral, precisa estar atento aos ajustes no quesito atendimento, comunicação e consolidação de clientes que tiveram que ser alinhados devido ao vírus. 


Podemos esperar uma inovação por parte das seguradoras acerca do mercado de seguros em 2021. 


De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), espera-se que no primeiro semestre de 2021, os números de clientes voltem a subir em relação à queda que houve em 2020. 



Preparamos a seguir alguns pontos importantes em relação às tendências para 2021 e o que se esperar do segmento. 


Insurtechs  

 

Insurtech é uma expressão com a qual todo profissional de seguros deverá estar familiarizado. Trata-se de um novo conceito empresarial resultante da mescla de insurance (seguro) com technology (tecnologia). 

As insurtechs são empresas cujo modelo de negócio busca inovação, com as seguradoras atuando em ambiente digital e provendo maior proximidade com o cliente, enquanto oferece maior agilidade nos processos. Nesse sentido, novos produtos estão surgindo no mercado de seguros para atender às novas necessidades que emergem a cada momento. 


 

Telemedicina 

 

Na tendência de serviços online, a telemedicina desponta com mais força ainda em razão do isolamento promovido pela pandemia. Nesse contexto, o atendimento feito à distância com o médico no consultório e o paciente em sua residência permite a realização de consultas e também diagnósticos. 

Ao mesmo tempo, algumas seguradoras passaram a oferecer os serviços de telemedicina incluídos no seguro de vida. Assim, essa também é uma tendência que já vem se consolidando. 


 

Possibilidade de contratação online 

 

É possível realizar a contratação de um seguro de vida, por exemplo, de modo customizável e totalmente online. Trata-se de operação simples que envolve desde a cotação até a assinatura digital da proposta. 

Seguro auto, de vida ou Residencial podem ser contratados online. As operações podem ser realizadas a partir do próprio celular do interessado. Questionários simplificados, escolha de coberturas e assinatura: tudo ocorre no ambiente digital entre o interessado e a corretora de seguros. 

Trata-se de uma facilidade para o momento de isolamento social, mas que já se mostra efetiva e com previsão de continuidade. Assim, mais um motivo para a atualização permanente e conhecimento do manejo de dados e uso da tecnologia pelo corretor. 

Já saem na frente com diferencial no mercado as empresas que dispõem de software de gestão de corretora de seguros. O uso de plataformas digitais será cada vez mais intenso e selecionará os casos de sucesso. 

 


E Como se preparar para as novas tendências? 


Para se preparar para as tendências que o mercado vem apontando, é preciso estar sempre atualizado. Assim, conhecer e se planejar para o que a tecnologia oferece é indispensável, uma vez que a presença virtual com operações online é praticamente definitiva. 

Por sua vez, a utilização de plataforma de Gestão de Corretora de Seguros fará a grande diferença na agilidade e na presteza necessárias para o atendimento a uma demanda cada vez mais exigente. Corretores capacitados e tecnologia instalada são o destaque para o sucesso no segmento de seguros. 


Como se viu, as tendências de mercado em 2021 para o setor de seguros se concentram no atendimento online e na operacionalização de todas as fases do seguro em ambiente virtual. Se manter conectado é a base do negócio!

Uma família está sentada no sofá lendo um livro junta.
Por Jailson, da Transmares 9 de junho de 2025
Descubra como o seguro para doenças graves protege sua saúde e finanças. Entenda suas vantagens e escolha o plano ideal para você e sua família!
Por Jailson, da Transmares 2 de junho de 2025
Descubra como o seguro de vida é essencial no planejamento sucessório, garantindo agilidade no pagamento de indenizações e isenção do Imposto de Transmissão Causa Mortis. Evite conflitos familiares e garanta liquidez imediata para cobrir custos de inventário. Entenda as vantagens de incluir o seguro de vida na sua estratégia de proteção patrimonial.
An elderly couple is sitting on a couch holding a large piece of wood.
Por Jailson, da Transmares 2 de junho de 2025
Aprenda como o consórcio imobiliário pode ser uma solução inteligente para garantir uma aposentadoria segura. Descubra suas vantagens, como aumento de patrimônio, geração de renda passiva e segurança financeira. Prepare-se para conquistar sua liberdade financeira e viver a aposentadoria dos seus sonhos!
Por Certisign 29 de outubro de 2021
Você sabia que, agora, além de renovar, você também pode comprar seu Certificado Digital sem sair de casa? Para aqueles que já tiveram o Certificado ICP-Brasil antes (e têm a biometria cadastrada) e queiram adquirir o mesmo produto que o anterior, todo o processo pode ser feito sem a necessidade da apresentação presencial do solicitante. Esta significativa mudança vai ajudar empreendedores e empresários a manter seus negócios e rotina em ordem, principalmente, por conta do isolamento e distanciamento social devido à pandemia do novo corona vírus. Certificado Digital sem sair de casa Talvez você não saiba, mas uma das etapas indispensáveis para a emissão do Certificado Digital ICP-Brasil é a confirmação da identidade de quem está solicitando. Neste contexto, o uso da videoconferência é justamente para isso. Quem pode adquirir? Estão elegíveis para a compra com atendimento por videoconferência aqueles que já tenham tido Certificado Digital antes (e que tenham feito o cadastro biométrico). Ah, além disso, a modalidade é permitida para quem não teve nenhuma alteração cadastral. Por exemplo: caso o Certificado Digital a ser adquirido seja um e-CNPJ o representante legal da empresa mudou, o atendimento deverá ser feito de forma presencial. Como é feita a videoconferência? A videoconferência é um atendimento virtual, no qual será confirmada a identidade do solicitante. O processo é assim: você agenda o atendimento, envia previamente os documentos exigidos e, no dia e hora marcados, acessa o link para iniciar a videoconferência. O que é preciso para realizar a videoconferência? Para realizar a videoconferência é necessário: • Ter um dispositivo (computador, celular ou tablet) com câmera e conexão à internet. • Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio. Não quer fazer a videoconferência? Sem problemas! Mesmo que você seja elegível para o atendimento por videoconferência, pode optar pelo atendimento presencial . Nunca tive um Certificado Digital. Posso comprar on-line? Infelizmente não. Como você ainda não tem a biometria cadastrada, terá que comparecer a um dos locais de atendimentos (há unidades por todo o Brasil e até no exterior) ou contratar o serviço de validação externa (sujeito a cobranças adicionais), no qual um Agente de Registro vai até onde estiver para fazer o procedimento. Certificado Digital de concorrentes Mesmo que seu Certificado Digital seja de outra Autoridade Certificadora você pode, sim, ser atendido pela Certisign por videoconferência, desde que: O novo Certificado seja igual ao anterior; os dados cadastrais não tenham sido alterados; você tenha a biometria cadastrada, mesmo que o procedimento tenha sido feito em outra Autoridade Certificadora.
Ver mais →