Um dos setores atingidos pela pandemia da Covid-19 foi o de seguros, e não podemos deixar de citar seus impactos. Em razão das drásticas mudanças, as corretoras de seguro tiveram que se adaptar à nova rotina, 100% online, única forma de manter e atualizar sua carteira de clientes.
A ocorrência da pandemia acelerou algumas mudanças que o setor de seguros já vinha sinalizando. Fatores como o isolamento social e a redução nos recursos financeiros das famílias fizeram surgir novos produtos. Porém, a consolidação do serviço online é uma das mais fortes tendências de mercado em 2021.
Sendo assim, os profissionais da área devem investir seu tempo visando melhorar suas habilidades em atrair clientes no meio virtual.
Insurtechs
Insurtech é uma expressão com a qual todo profissional de seguros deverá estar familiarizado. Trata-se de um novo conceito empresarial resultante da mescla de insurance (seguro) com technology (tecnologia).
As insurtechs são empresas cujo modelo de negócio busca inovação, com as seguradoras atuando em ambiente digital e provendo maior proximidade com o cliente, enquanto oferece maior agilidade nos processos. Nesse sentido, novos produtos estão surgindo no mercado de seguros para atender às novas necessidades que emergem a cada momento.
Telemedicina
Na tendência de serviços online, a telemedicina desponta com mais força ainda em razão do isolamento promovido pela pandemia. Nesse contexto, o atendimento feito à distância com o médico no consultório e o paciente em sua residência permite a realização de consultas e também diagnósticos.
Ao mesmo tempo, algumas seguradoras passaram a oferecer os serviços de telemedicina incluídos no seguro de vida. Assim, essa também é uma tendência que já vem se consolidando.
Possibilidade de contratação online
É possível realizar a contratação de um seguro de vida, por exemplo, de modo customizável e totalmente online. Trata-se de operação simples que envolve desde a cotação até a assinatura digital da proposta.
Seguro auto, de vida ou
Residencial podem ser contratados online. As operações podem ser realizadas a partir do próprio celular do interessado. Questionários simplificados, escolha de coberturas e assinatura: tudo ocorre no ambiente digital entre o interessado e a corretora de seguros.
Trata-se de uma facilidade para o momento de isolamento social, mas que já se mostra efetiva e com previsão de continuidade. Assim, mais um motivo para a atualização permanente e conhecimento do manejo de dados e uso da tecnologia pelo corretor.
Já saem na frente com diferencial no mercado as empresas que dispõem de software de gestão de corretora de seguros. O uso de plataformas digitais será cada vez mais intenso e selecionará os casos de sucesso.
E Como se preparar para as novas tendências?
Para se preparar para as tendências que o mercado vem apontando, é preciso estar sempre atualizado. Assim, conhecer e se planejar para o que a tecnologia oferece é indispensável, uma vez que a presença virtual com operações online é praticamente definitiva.
Por sua vez, a utilização de plataforma de
Gestão de Corretora de Seguros fará a grande diferença na agilidade e na presteza necessárias para o atendimento a uma demanda cada vez mais exigente. Corretores capacitados e tecnologia instalada são o destaque para o sucesso no segmento de seguros.
Como se viu, as tendências de mercado em 2021 para o setor de seguros se concentram no atendimento online e na operacionalização de todas as fases do seguro em ambiente virtual.
Se manter conectado é a base do negócio!