USO DA PRESCRIÇÃO MÉDICA DIGITAL CRESCE 1.230% DURANTE PANDEMIA

Certisign • 5 de janeiro de 2021

Entre os meses de abril, quando foi lançada, e julho, a plataforma de utilidade pública criada pela Certisign para a assinatura digital de receituários médicos apresentou crescimento de 1.230% em sua utilização. O movimento referente aos primeiros sete dias de agosto foi maior em 227,7% em relação ao acumulado na sua primeira semana de funcionamento, de 23 a 30 de abril. A cada mês, o uso da ferramenta vem apresentando expansão.


Durante a pandemia da Covid-19, o Portal Receita Médica da Certisign, especialista em soluções digitais, pode ser usado por todos os profissionais de saúde gratuitamente e de maneira ilimitada, lembra Bruno Portnoi, diretor de Marketing e Vendas. Ele explica que o sistema foi criado para auxiliar os médicos na prática da Telemedicina, aprovada pelo Ministério da Saúde, como alternativa para consultas a distância, destinadas a prover assistência sem riscos de contágio pelo novo coronavírus.

O Portal possibilita a prescrição de receitas médicas e atestados em conformidade com a legislação vigente. “Para utilizar gratuitamente o serviço, o médico precisa apenas acessar a plataforma, submeter o documento ou elaborá-lo no ato, assinar usando o seu Certificado Digital e enviar ao paciente”.


De acordo com a Lei nº 13.989/2020, que legaliza a prática do atendimento a distância, o médico deverá, impreterivelmente, assinar receitas e atestados por meio do Certificado Digital ICP-Brasil, único documento capaz de garantir autenticidade e validade jurídica no meio virtual. A simples utilização de uma receita digitalizada, sem o uso de Certificado Digital, não confere tal garantia e inviabiliza a compra nas farmácias de medicamentos controlados.


“O uso do Certificado Digital na medicina não algo é novo. Muitos hospitais, laboratórios e clínicas já o utilizam para assinar o Prontuário Eletrônico do Paciente, pedidos de exames, cirurgias, medicação e outros procedimentos, justamente pela autenticidade que ele confere aos documentos. Este contexto, somado à utilização desta ferramenta na Telemedicina, nos faz ver esta crescente digitalização da área da saúde. Além disso, apesar de o Portal Receita Médica ter surgido para dar suporte à Telemedicina, ele pode ser usada normalmente no atendimento presencial, o que ajuda a diminuir o gasto de papel e evita problemas de interpretação da grafia do profissional”, acrescenta o executivo.



- Apresentação da receita na farmácia


Depois que o médico assina a receita na plataforma de assinatura, o documento pode ser enviado diretamente ao e-mail do paciente ou ainda o profissional de saúde pode salvar o arquivo e enviá-lo por meio de aplicativos de mensagens instantâneas. 


O paciente, por sua vez, ao receber a receita, deve apresentá-la na farmácia de sua preferência, por meio de um dispositivo eletrônico (smartphone ou tablet). O estabelecimento, no caso, irá encarregar-se de fazer a impressão dos documentos, se necessário.  

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Você sabia que, agora, além de renovar, você também pode comprar seu Certificado Digital sem sair de casa? Para aqueles que já tiveram o Certificado ICP-Brasil antes (e têm a biometria cadastrada) e queiram adquirir o mesmo produto que o anterior, todo o processo pode ser feito sem a necessidade da apresentação presencial do solicitante. Esta significativa mudança vai ajudar empreendedores e empresários a manter seus negócios e rotina em ordem, principalmente, por conta do isolamento e distanciamento social devido à pandemia do novo corona vírus. Certificado Digital sem sair de casa Talvez você não saiba, mas uma das etapas indispensáveis para a emissão do Certificado Digital ICP-Brasil é a confirmação da identidade de quem está solicitando. Neste contexto, o uso da videoconferência é justamente para isso. Quem pode adquirir? Estão elegíveis para a compra com atendimento por videoconferência aqueles que já tenham tido Certificado Digital antes (e que tenham feito o cadastro biométrico). Ah, além disso, a modalidade é permitida para quem não teve nenhuma alteração cadastral. Por exemplo: caso o Certificado Digital a ser adquirido seja um e-CNPJ o representante legal da empresa mudou, o atendimento deverá ser feito de forma presencial. Como é feita a videoconferência? A videoconferência é um atendimento virtual, no qual será confirmada a identidade do solicitante. O processo é assim: você agenda o atendimento, envia previamente os documentos exigidos e, no dia e hora marcados, acessa o link para iniciar a videoconferência. O que é preciso para realizar a videoconferência? Para realizar a videoconferência é necessário: • Ter um dispositivo (computador, celular ou tablet) com câmera e conexão à internet. • Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio. Não quer fazer a videoconferência? Sem problemas! Mesmo que você seja elegível para o atendimento por videoconferência, pode optar pelo atendimento presencial . Nunca tive um Certificado Digital. Posso comprar on-line? Infelizmente não. Como você ainda não tem a biometria cadastrada, terá que comparecer a um dos locais de atendimentos (há unidades por todo o Brasil e até no exterior) ou contratar o serviço de validação externa (sujeito a cobranças adicionais), no qual um Agente de Registro vai até onde estiver para fazer o procedimento. Certificado Digital de concorrentes Mesmo que seu Certificado Digital seja de outra Autoridade Certificadora você pode, sim, ser atendido pela Certisign por videoconferência, desde que: O novo Certificado seja igual ao anterior; os dados cadastrais não tenham sido alterados; você tenha a biometria cadastrada, mesmo que o procedimento tenha sido feito em outra Autoridade Certificadora.
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